Todas as sugestões que enviamos na nossa newsletter têm a ver com as nossas experiências pessoais e não estão sujeitas a qualquer patrocínio. Acreditamos que isso poderá limitar a nossa liberdade de expressão, No entanto, se se identifica com o que escrevemos e com o projecto Regenerar pode propor-se como anunciante. Cada email que enviamos chega a mais de 2000 subscritores. Só aceitamos anunciantes que ressoem com o que realizamos e com os interesses dos nossos subscritores.
Esta semana com o aparecimento da couve chinesa decidimos fazer um Kimchi. A nossa bíblia dos fermentados é o livro de Sandor Ellix Katz Wild Fermentation. Existe no entanto também uma edição em português. Os fermentados são talvez uma das melhores respostas actuais de reconstrução e manutenção de uma flora intestinal saudável. Para nós é clara a relação entre o surgimento de tantas patologias relacionadas com a permeabilidade do intestino como as doenças autoimunes e a cada vez menos presença de esporos e enzimas nos alimentos que são exaustivamente pulverizados e esterilizados, o que lhes retira muitas das propriedades presentes nos mesmos. Num humano adulto com uma idade compreendida entre os 20 e os 30 anos com cerca de 70 kg de peso, haverá cerca de 39 triliões de bactérias a viver enter 30 triliões de células humanas (referência – Here’s How Many Cells in Your Body Aren’t Actually Human). O que faz de nós mais bactérias que humanos. Ao estarmos a esterilizar alimentos estamos também a enfraquecer mais de metade de nós e a necessitar de medicamentos e suplementos adicionais para suprimir essas carências – provocada por nós mesmo pela ignorância deste processo – quando afinal tudo está disponível na forma como nos movemos, nos alimentamos e nos relacionamos.
Embora a expressão mais comum seja “É necessário coragem para abrir um restaurante que utiliza apenas produtos cultivados segundo os princípios da agricultura biológica” nós pensamos o contrário: que é necessário, com toda a informação disponível hoje sobre a importância da qualidade dos alimentos na alimentação humana, coragem para abrir um estabelecimento que não está de acordo com estes princípios. Um dos locais perto de nós – em Vila Verde – é a Greenstore4u. Para além de loja gostamos no cuidado que a Andreia e a Catarina colocam nas refeições e na construção deste conceito. Um daqueles projectos de sucesso num local improvável.
6 Things They Mean When They Say They Have No Money é um artigo sobre um assunto delicado escrito pela Naomi Dunford, uma blogger que conheci há mais de 10 anos, quando estava a dar os primeiros passos a criar um blog eficiente, listas de difusão, cursos on-line e a procurar perceber como tudo isto fazia sentido O foco da Naomi é pegar naqueles que têm vontade em ser empreendedores no meio digital e ajuda-los a dar os primeiros passos. Para além dos cursos, o seu blog está bem recheado de idéias e conselhos práticos dentro desta área – uma referência para quem está a começar e não só.
A frase que nos deixou a pensar esta semana é de Michael Bunker autor do livro Surviving Off Off-Grid: Decolonizing the Industrial Mind : “(Nos anos 30) se uma catástrofe assolasse os Estados Unidos e esse evento inviabilizasse toda a rede eléctrica durante um ano não haveria, muito provavelmente, nenhuma casualidade relacionada directamente com essa catástrofe. Em contraste, se um evento semelhante e inesperado provocasse hoje a perca da rede eléctrica por toda a América este levaria à morte de milhões (muito provavelmente centenas de milhões) se este acontecimento durasse por um ano”.
Boas práticas
Deixe um comentário