Vimos até hoje uma série de práticas que podem ser realizadas individualmente ou todas em conjunto – Mais sobre este assunto amanhã.
Tocamos o corpo quando necessitamos que este se pacifique. É comum observar-se numa fila de embarque para um avião as pessoas que estão mais nervosas. São as que se tocam mais, no pescoço, no peito, coçam a cabeça, massajam as mãos uma nas outras ou com as mãos massajam as pernas.
Inconscientemente existe a procura de pacificação – e isto está no nosso sistema original.
A Auto Massagem é, assim, uma forma de nos pacificarmos formalmente.
A rotina que hoje é apresentada pode ser realizada cada vez que desejarmos parar e pacificar o corpo. Depois de um ritmo mais acelerado, quando chegamos a casa ou depois de um momento de maior stress que possa ter ocorrido.
Proposta de prática
Depois de realizar um ou mais dos exercícios que aprendeu nestes últimos dias realize esta rotina para “fechar” a prática que acabou de realizar. Por isso esta prática se pode chamar arrefecimento.
Boas práticas.
Material Adicional
O Chi Kung na Clínica – Micro Sistemas
“Ofereçam um peixe a um homem e alimentam-no por um dia, ensinem-no a pescar e alimentam-no para toda a vida” – Provérbio Chinês.
Há cerca de dois anos tomei a decisão da minha prática terapêutica ser exclusivamente baseada em exercícios de Chi Kung (氣功). Ensino em aulas regulares semanais, cursos de fim de semana e sessões particulares utilizando o diagnóstico e prescrição segundo a MTC.
A realidade das pessoas que me procuram é uma realidade de quem vive os dias com múltiplas actividades realizadas muitas vezes em multi-tarefa. Têm horários irregulares de sono, de alimentação, vidas preenchidas e ao mesmo tempo com a sensação de vazio e de urgência em terminar algo que nunca está concluído.
Se tem sido desafiante esta escolha de especialização neste ramo da MTC, mais desafiante tem sido compreender e integrar estratégias que permitam que estes praticantes desenvolvam uma prática regular segundo a sua condição e recursos que têm disponíveis.
Qualquer prática terapêutica beneficia quando é centrada o mais possível na participação do praticante no seu próprio processo de regeneração e fortalecimento.
Já quando praticava Acupunctura prescrevia com frequência exercícios aos meus pacientes com a finalidade de criar participação e autonomia no seu percurso terapêutico.
Porque o tempo é limitado durante uma consulta comecei a utilizar o que eu defino como Micro Sistemas de Chi Kung.
Os Micro Sistemas são movimentos que permitem com o mínimo de esforço obter o máximo de efeito. São fáceis de aprender e de ensinar e necessitam de muito pouco espaço para serem realizados.
tal como o curso que estão a realizar que tem:
- Três Aquecimentos
- Um Movimento de Activação
- Práticas de Quietude
- Arrefecimento
Os Três Aquecimentos são compostos por três rotações – rotação dos joelhos, rotação da anca e dos ombros. Harmonizam o Chi nas articulações principais também referidas como as Nove Pérolas – tornozelos, joelhos, articulações coxo femorais, área inferior, média e superior da coluna, ombros, cotovelos e pulsos. Cada um destes aquecimentos pode ainda ser utilizado individualmente. Por exemplo, a rotação da anca pode ser prescrita em dores lombares por estagnação de Sangue e Chi, sintomas relacionados com o ciclo menstrual ou falta de equilíbrio quando o Rim está envolvido. Estes são os aquecimentos que utilizo nas minhas aulas há mais de dez anos. São simples de aprender e fornecem durante cerca de dez minutos uma prática que a médio prazo pode ter um efeito profundo em toda a Energia Vital do praticante.
Balançar os braços em frente ao corpo é um exercício clássico segundo o Mestre Lam Kam Chuen e que foi reabilitado nos anos 50 para ser utilizado em fábricas na China. Os operários praticavam este exercício como rotina principal de treino antes de começarem a trabalhar. É indicado para todos os sintomas de estagnação de Sangue e Energia especialmente na parte superior do corpo. Tem um efeito profundo em dores e tensão nos ombros derivados de posturas incorrectas. Praticado várias vezes ao dia torna-se um exercício indispensável para quem trabalha à secretária.
Práticas que cultivam a quietude como Permanecer com as mãos no Dantien (丹田) e a Postura do Wuji (無極)são baseadas no Zhan Zhuang Chi Kung (站樁氣功) também conhecido pela prática da Postura da Árvore. Esta prática inclui várias posturas cuja função é fortalecer e conduzir a Energia Vital para as várias áreas do corpo. As posturas aqui apresentadas destinam-se a fazer circular e a nutrir o Chi, alinhar a postura e fortalecer a ligação do praticante com a Terra. É recomendado quando no dia a dia existe a necessidade de criar momentos de quietude com a finalidade de relaxar e regenerar.
O arrefecimento é uma auto massagem que termina esta prática. Trata-se de uma rotina breve mas enérgica que se destina a mover o Sangue e o Chi em zonas chave do corpo. Recomendo-a quando o praticante está sentado durante períodos longos de tempo e quer compensar a imobilidade que é criada por esta postura. Executada num registo mais lento e consciente actua também como auto massagem de relaxamento ideal para o final do dia.
É frequente os pacientes e alunos referirem numa fase inicial que perderam o controle do ritmo das suas vidas. Que não têm tempo nem espaço para Estar porque estão demasiado ocupados a Ser.
A inclusão de práticas que sejam fáceis de aprender e de aplicar nos mais diversos contextos permitem que gradualmente uma comunicação mais harmoniosa entre Corpo, Respiração e Mente aconteça e a regeneração vá sendo criada passo a passo a partir de uma base sólida.
Para mim têm sido extremamente gratificantes no sentido de poder divulgar praticas que permitem desenvolver uma estrutura terapêutica ou de prevenção eficaz ao ritmo de cada praticante consoante as suas necessidades pessoais.
Praticar Chi Kung tornou-se já para alguns os 15 minutos mais importantes do seu dia.
Porque sabemos que mesmo 15 minutos podem ser desafiantes e sabemos também que 15 minutos de tempo de qualidade para si podem fazer a diferença, criamos o Curso de Chi Kung Terapêutico este curso permite durante 9 meses criar passo a passo uma rotina de prática consistente e variada consoante o seu espaço, ritmo e características pessoais.