Lição 3 – Quietude
No movimento pode ser encontrada a quietude e na quietude pode ser encontrado o movimento.
Esta frase pode ser expressa no símbolo do Yin e do Yang em que se o Yang (branco) for o Movimento e o Yin (negro) a Quietude podemos observar que em cada um deles existe um ponto.
Esse ponto define que a semente do seu complementar aparece expressa em cada um deles.
Ou seja, não existe nenhum aspecto no universo como o conhecemos que não tenha o seu complementar.
- Nada é totalmente bom, nem algo é totalmente mau.
- Ao meio dia existe a semente da meia noite e à meia noite a semente do meio dia.
- Não há nenhuma ferramenta totalmente inútil, nem nenhuma totalmente útil.
- …
O corpo humano em quietude profunda consegue percepcionar a circulação do sangue, o batimento cardíaco, a impermanência da mente. É um corpo em movimento que depende de uma estrutura sólida que estabilize pela quietude o movimento. Por exemplo, como os ossos e articulações que são sólidos e quanto mais alinhados estiverem mais melhoram a qualidade do movimento.
O dia de hoje é dedicado à quietude e como esta pode melhorar significativamente o seu movimento.
É uma mente atenta que permite um movimento estável. Se perguntarem a alguém que tenha tropeçado e caído é frequente ouvirmos a resposta: – “Estava distraído”, “Não vi”, “Estava a pensar noutra coisa”.
Só um treino do corpo que inclui a mente permite criar a harmonia entre ambos. E permitir um movimento mais integrado e estável.
Procura-se que à medida que o corpo se move a mente esteja atenta e à medida que a mente define uma intenção que esta tome forma nos movimentos do corpo.
Assim a proposta de hoje é a Postura de Recolher a Energia vital.
Nesta postura que pode servir de preparação para outras posturas ou movimentos, damos atenção ao alinhamento do corpo, à respiração e como estes aspectos mudam a cada momento.
O nosso equilíbrio de pé é dinâmico, observamos como o corpo procura este equilíbrio e como o peso muda momento a momento. O corpo expande e contrai com a respiração, observamos este movimento constante e impermanente.
Com este exercício mente e corpo fundem-se num só.
Sugestão de prática
Procure adoptar esta postura na posição sentada com as mãos no abdómen enquanto espera, ou está na posição sentada no sofá, ou ainda quando viaja de transportes públicos. Esta é uma posição de descanso e nutrição, ao encontrar-se numa situação de maior fragilidade ou doença esta é um postura tradicional de acumulação e recuperação da sua energia vital que não deve ser descuidada.
Boas práticas.
Recursos adicionais:
A quietude é sua
Marque 5 minutos num temporizador pode ser no telefone móvel, no tablet, no computador, no relógio de pulso, no forno da cozinha ou no despertador de cabeceira.
Coloque os pés à largura dos ombros, os braços ao longo do corpo, relaxe os joelhos e mantenha o olhar relaxado em frente.
Não está a tentar chegar a lado nenhum, não está tentar ficar mais saudável, inteligente ou com melhor aspecto do que aquele que já tem. Não está tentar ficar mais produtivo, mais relaxado, mais “Zen”, nem a tornar-se numa melhor pessoa do que aquela que já é.
Está em quietude. Sem estar doente numa cama, sem estar em frente à televisão, sem estar à espera do autocarro ou de ser atendido numa fila.
Está em quietude por sua própria escolha, voluntariamente a aproveitar o momento presente como ele é e como ele se apresenta.
Quando terminar os cinco minutos, massaje a face e mova o corpo suavemente. Pode espreguiçar-se se quiser.
Como seres humanos a quietude não nos pode ser retirada. Não é propriedade de qualquer pais, escola, religião ou comunidade esotérica.
É sua.
Mas se não iniciar essa busca, se não der o primeiro passo, ninguém a vai encontrar por si.
Boas práticas
Curso de Chi Kung Terapêutico do Instituto Macrobiótico de Portugal.
9 Meses para fortalecer a sua Energia Vital