As articulações são estruturas no corpo humano que são responsáveis por funções tão diversas como o movimento, equilíbrio a noção do corpo no espaço.
São também os locais onde as toxinas acumulam – no caso destas não serem exercitadas.
Esta prática é por si só uma prática completa que permite criar um desbloqueio suave nas articulações do seu corpo, flexibilizar, cuidar e prevenir lesões ou desequilíbrio articulares que surgem com a idade mais avançada – quando as articulações não são exercitadas.
A minha proposta para hoje são tês exercícios que mobilizam o que os chineses classificam como as nove pérolas.
Estas nove pérolas são:
- Os tornozelos
- Os joelhos
- A anca
- A área inferior da coluna – L3-L4
- A área média da coluna cerca da – T11-T12
- A área superior da coluna entre as omoplatas – T3-T5
- Os ombros
- Os pulsos
Estes exercícios podem ser praticados em separado ou em conjunto consoante a sua disponibilidade.
Como o tempo necessário para os praticar é de cerca de 10 minutos, faço o convite para que os realize todos de uma só vez, de manhã, à noite ou quando lhe for mais conveniente.
O que importa nesta primeira fase é que pratique e que encontre no seu dia o espaço para desfrutar pelo Chi Kung de tempo de qualidade para si.
Este espaço de prática pode transformar-se sem muito esforço no tempo mais importante do seu dia.
Boas práticas e até à próxima lição.
Rodar os Joelhos
Rodar a Anca
Rodar os Ombros
Propostas de actividade
- Praticar a Rotação de joelhos se tem os joelhos ou tornozelos fracos.
- Praticar a Rotação da anca quando está mais de 30 minutos na posição sentada.
- Praticar a Rotação de ombros quando sentir que o seu ritmo está demasiado acelerado e que está a perder a noção do seu ritmo pessoal.
Boas práticas e até amanhã.
Recursos adicionais:
Directório da aulas de Chi Kung Terapêutico em Portugal lecionadas pelos alunos formados pelo Curso de Instrutores do Instituto Macrobiótico de Portugal.
O Instituto Macrobiótico de Portugal começou.a formar instrutores de Chi Kung em 2016. Esta formação começa com a frequência do Curso de Chi Kung Terapêutico e depois mais dois anos de trabalho intenso no Curso de Formação de Instrutores de Chi Kung – Num total de 550 horas.
Este ano em conjunto com os alunos formados foi criado um directório onde começou a ser alojado material relacionado com este percurso.
Aqui pode encontrar não só locais onde é possível praticar Chi Kung Terapêutico em Portugal como ter acesso a mais artigos, relatórios de estágio, assim como possibilidades de formação dentro desta área.
Pode se desejar estar a par de actividade e artigos que vão sendo publicados sobre este tema subscrever este site, que vai publicando com regularidade informação relacionada com Chi Kung Terapêutico e Hábitos de Saúde e Longevidade.