Chamo-me Lourenço de Azevedo e sou professor nos cursos curriculares do Instituto Macrobiótico de Portugal, coordenador do Curso de Chi Kung Terapêutico e instrutor de Chi Kung desde 1998.
O meu percurso de estudos, começou em 1998, na Escola de Medicina Tradicional Chinesa.
Nesta escola, durante os cinco anos que este curso decorre, foi me dado o privilegio de tomar contacto com o potencial que o ser humano tem em si de resiliência e regeneração.
O próprio curso, é um teste a estas duas capacidades de quem nele participa, durante as suas 5000 horas curriculares.
Aprendi e testemunhei aqui, que a recuperação para um estado de saúde mais equilibrado, passa pela capacidade de ativação do potencial interno, inerente a cada ser humano.
Independentemente da idade, sexo, ocupação ou contexto familiar e cultural, existe a capacidade em cada um de nós, de desenvolver uma linguagem, que permite entender e regenerar a raiz dos desconfortos físicos e emocionais que possamos estar a sentir.
Que as respostas, paras as questões mais relevantes da sua vida, não se encontram fora, mas sim numa atitude de escuta, de curiosidade e de recuperação da autorização de se ouvir e de cuidar de si.
Na minha história de vida, antes de deixar de tomar medicação para a asma, todos os dias – durante um período que durou dos 8 meses aos 27 anos, percorri o que eu penso ter sido uma boa parte do espectro nacional de especialistas da área, de vacinas, medicação, chás e mezinhas para a minha condição.
Para chegar à conclusão, de que aos 27 anos, não estava muito longe de onde tinha começado com 8 meses – tinha asma – ponto.
Independentemente, da competência dos profissionais de saúde, de todos os cuidados e técnicas que me eram aplicadas.
Neste cenário, de incapacidade dos meios exteriores me poderem criar o efeito desejado – aliviar o meu sofrimento e criar autonomia, autorizei-me a procurar especialistas e técnicas que em vez de me afastarem do meu potencial de mudança, me dessem as ferramentas para que essa mudança acontecesse.
Que me responsabilizassem, autonomizassem e que me autorizassem, a tomar conta de mim mesmo.
Dois meses depois, com o Chi Kung e Alimentação, a condição que me acompanhava há 27 anos tinha desaparecido.
A certeza, de que o maior potencial de mudança não está nos outros mas em mim, ficou mais clara, quando conheci o Instituto Macrobiótico de Portugal em 1999.
Foi me dada aqui a hipótese, de observar a coragem que este instituto tem tido nestes mais de 30 anos de existência, em criar o que eu chamo um ensino de autorização e responsabilização.
Nos seus vários programas de estudo, é esse o desafio, o desafio de quem participa não se limitar a receber passivamente os conteúdos, mas a participar activamente no Sonho que quer criar para a sua vida.
Como professores, fornecemos as possibilidades e a nutrição.
Cabe a quem participa, reinventar-se e descobrir o seu caminho – é único, pessoal e intransmissível.
Quando em 2014 foi realizado o primeiro Curso de Chi Kung Terapêutico foi aprovado e acarinhado pelo IMP, foi para mim um dos momentos mais significativos deste ano – poder contribuir para este espírito de respeito pelo crescimento ser humano, utilizando os meus recursos – o Chi Kung e os Hábitos de Saúde e Longevidade.
Assim aconteceu o primeiro curso de Chi Kung Terapêutico.
Até hoje mais de 80 participantes aceitaram o desafio de encontrar o seu caminho único de crescimento pessoal.
Esse percurso é baseado em Hábitos de Saúde e Longevidade e na criação de uma prática de Chi Kung regular e consistente, adaptada às condições individuais de cada praticante.
O início deste ano letivo sera ano dia 19 de Outubro de 2019, em conjunto com os outros cursos anuais. Com a novidade que este ano realizamos também no Algarve – Portimão.
Acredito que quando a caminhada pessoal de cada um atinge um estado de bem estar mais alinhado com o seu Sonho está-se apenas no início e de que o passo seguinte é levar as possibilidades na qual criamos mestria ao mundo, para que possamos beneficiar outros que como nós procuram uma vida mais plena.
Boas práticas.
Lourenço de Azevedo
Coordenador do Curso de Chi Kung Terapêutico do Instituto Macrobiótico de Portugal