Já teve a sensação de que quando se deixa dormir um pouco mais e sai de casa já fora de horas o resto do dia não só parece que acelera consideravelmente como acaba por chegar atrasado a alguns compromissos? Senão a todos.
Na mesma lógica na dietética oriental acredita-se que o primeiro sabor que coloca na boca quando acorda vai definir o seu dia.
Um sabor mais contractivo como o ácido, amargo ou salgado vai criar um dia mais contractivo, mais focado, um sabor mais expansivo como o doce ou picante dá origem a um dia mais expansivo, mais recetivo.
Ou seja, o início do dia contém a semente para o resto do dia.
Lembra-se dos filmes que incluem viagens no tempo no seu argumento?
Em que basta mudar um aspeto para no futuro sucederem mudanças radicais.
Imagine agora que muda um aspeto que realiza habitualmente e que decide:
- Mudar o sabor predominante do pequeno almoço de doce para salgado ou de salgado para doce
- Que troca o sumo de laranja por sumo de cenoura, ou o sumo de cenoura por sumo de maçã, ou o sumo de maça por um creme de arroz, ou um creme de arroz por uma sopa de abóbora, ou a sopa de abóbora por aquela lasanha vegetariana que sobrou do jantar.
- Que sai de casa com um pequeno almoço nutritivo me vez de sair sem comer
- Que escolhe o chá em vez do habitual café
- Que adia o cigarro da manhã para mais tarde.
- Que decide começar o dia com uma rotina de auto massagem de 10 minutos que desperta o corpo, em vez de se sentar de imediato à mesa do pequeno almoço como habitual ou sair diretamente para o trabalho.
- Que se é como 80% da população mundial que utiliza telefones móveis e que verifica as redes sociais e email nos primeiros 15 minutos depois de acordar, decide que hoje quer desconectar até sair de casa.
- Que decide ficar mais 10 segundos no abraço de bom dia ou de despedida dos seus filhos ou de alguém que estima muito.
Imagine que hoje decide brincar às máquinas do tempo e tem curiosidade para observar o que muda quando tem a coragem de observar e transformar o que por hábito realiza – às vezes mecanicamente.
Boas viagens.
(de um dos meus filmes preferidos) – Back to the Future I.
Deixe um comentário