Quando tua a paixão encontra as necessidades da comunidade essa é a tua missão” – Allison Fallon.
Há quatro anos atrás em conjunto com a Marta iniciamos este projecto que é hoje o projecto regenerar.
Descobrir o que se gosta de fazer trás o sossego de que nunca mais teremos de trabalhar na vida, no sentido de estar presos a patrões, horários, férias marcadas e um ritmo que não é o nosso ritmo.
No entanto, quem o fez, quem deixou as amarras dos horários das 9 às 5, sabe que passa de um horário de 40 horas semanais para um horário de 168 horas semanais em que a vida passa a ser um processo de investigação constante e o nosso laboratório de experimentação.
E o ser e o fazer fica mais alinhados.
Se o meu laboratório de investigação é o corpo em que para além a minha prática diária, observo e procuro encontrar soluções criativas de sustentabilidade e longevidade com qualidade. A Marta cozinha e investiga todos os dias formas criativas de desenvolver nutrição simples e sustentável na nossa família.
Sentamo-nos já vezes sem conta em conversas longas e curtas, à mesa, em viagens, nos parques, nas nossas caminhadas com o tema de fundo de onde é que queremos que este curso vá.
A resposta surge frequentemente sobre forma de perguntas e uma delas é: Quais são os aspectos que como seres humanos adultos deixamos de investir o nosso tempo e de ensinar às nossas crianças?
Os três que consideramos mais importantes:
- A manutenção de um corpo saudável isento de substâncias artificiais em que o combustível principal é o movimento e um alimentação sustentável.
- A observação das estações do ano como o nosso mentor de excelência e de como estas estágios podem ensinar de forma profunda como fortalecer o corpo, mente e emoções.
- A relação com a comunidade e de como esta nos pode ajudar a evoluir e a resolver desafios que de outra forma sozinhos não conseguimos.
Se tivéssemos de definir o nosso projecto este seria um projecto educativo para a sustentabilidade humana.
Amanhã começamos outro percurso de nove meses baseados na nossa vivência e reflexão diária, destes últimos 20 anos de trabalho e estudo no que acreditamos ser um percurso de empoderamento pessoal.
E sim, estamos radiantes que amanhã começamos um novo ciclo com casa quase cheia – temos ainda 3 vagas disponíveis.
Abaixo terminamos com as perguntas mais frequentes que durante estes anos nos têm colocado sobre o que se passa durante estes nove meses nos nossos cursos.
Quem somos?
A Marta é uma engenheira florestal que descobriu que sua verdadeira paixão é o estudo de formas para obter uma vida mais sustentável e em harmonia com a natureza. Desde 2005 que se dedica ao estudo da alimentação macrobiótica e desde então já trabalhou em vários projectos de restauração e dá formação na área da cozinha e alimentação natural e consultoria.
O Lourenço estuda Medicina Chinesa desde 1998 e motiva-o a criação de uma vida autónoma que utiliza o potencial único que cada ser humano possui, como ingrediente principal para o desenvolvimento de uma vida mais saudável e feliz. Desde 1999 que está envolvido no ensino de hábitos de saúde e longevidade segundo a tradição oriental, que incluem alimentação e práticas de movimento terapêutico com o Chi Kung.
Qual é a base onde assentam os cursos regenerar?
A base está relacionada com a visão Chinesa e tradicional do que é a Macrobiótica, que inclui alimentação sustentável, prática de movimento terapêutico (Chi Kung) e hábitos de saúde e longevidade.
Porquê nove meses? Não existem cursos curtos?
Acreditamos que as mudanças mais sustentáveis acontecem a longo prazo. Durante 9 meses tomamos contacto com todas a estações do ano, o que se torna um objecto de estudo de valor incalculável para o crescimento pessoal dos participantes.
Este curso é certificado?
Não, mas passamos um certificado de participação. Não acreditamos que um certificado possa adicionar valor adicional ao um curso, mas que este valor é criado pelos participantes e no seu empenho e compromisso de investirem num caminho de transformação e evolução pessoal.
Qual é a periodicidade?
1 fins de semana por mês durante 8 meses em regime de aulas presenciais no espaço Regenerar em Braga e 1 fim de semana prolongado em regime de retiro.
Qual a sebenta e material de apoio?
Os alunos têm acesso exclusivo a uma plataforma de ensino com vídeos e textos para potenciar o seu desenvolvimento e o guia de referência é o livro Regenerar – Editado pela editora Marcador em 2017, escrito por Lourenço de Azevedo.
Saídas profissionais ou equivalências?
Alguns participantes que têm outras competências como terapeutas de variadas áreas da saúde estatal e alternativa têm beneficiado os seus pacientes introduzindo esta informação nas suas consultas. Temos um acordo com o Instituto Macrobiótico de Portugal e este primeiro ano dá cesso à frequência do segundo ano neste instituto.
Quando e onde começamos?
Dia 13 de Outubro às 10h, no espaço regenerar em Braga.
Ainda me posso inscrever?
Sim, até hoje às 0h. Temos 3 vagas.
Qual o programa detalhado do curso?
Poderá consultar o programa aqui.
Existem outras perguntas?
Por favor utilize a nossa ficha de contacto.
Começamos amanhã Às 10h.
Boas Práticas.
Deixe uma resposta